A liderança é algo importante. Os líderes moldam nações, comunidades e, obviamente, organizações empresariais. E, infelizmente, nem todos os líderes são bons ou têm consciência do impacto que eles têm sobre outras pessoas e ambientes.

Tanto os líderes bons quanto os ruins possuem características que se correlacionam com a capacidade de atingir seus objetivos. Tão importante quanto isso, esses mesmos traços determinam muito sobre os seguidores, parceiros e clientes com quem esses líderes se relacionam.

O que é um líder com virtudes? As virtudes servem como um estímulo para a nossa capacidade de trazer o melhor de nós mesmos e daqueles que nos rodeiam. Virtudes são forças dinâmicas, que aprimoram progressivamente a nossa capacidade de agir e fazer tudo com excelência. Assim, um líder virtuoso é aquele que consegue estimular e extrair o melhor de sua equipe através da criação de um ambiente de trabalho saudável e no qual todos se sintam encorajados a darem o seu melhor.

Observe seis virtudes especiais que um bom líder deve demonstrar:

1. Visão

A primeira virtude para o perfil de um líder é criar e articular sua visão. Isso significa ter uma ideia definida e sobre o que é e para onde está indo o seu negócio, além de contar com um planejamento estratégico para realizar as etapas que garantirão a realização das metas propostas.

Ter uma visão clara transforma o indivíduo em um tipo especial de pessoa. E, para muitos especialistas, é o que define grandes líderes de seus funcionários.

2. Coragem

Outra qualidade sempre citada de forma unânime entre os grandes empreendedores e especialistas em liderança é a coragem. Ter essa virtude significa que você está disposto a correr riscos na execução de seus objetivos, sem garantia de sucesso.

Como não há certeza na vida ou nos negócios, todo compromisso que você faz e todas as ações que você toma envolvem algum tipo de risco. Para muitos, a coragem acaba sendo a característica externa mais identificável de um grande líder.

3. Integridade

Em quase todas as sessões de planejamento estratégico para empresas grandes e pequenas, o primeiro valor que todos os executivos concordam que a empresa deve ter é a integridade. Todos concordam com a importância de realizar negócios honestos e manterem a integridade em tudo o que fazem, interna e externamente.

A integridade exige que você sempre diga a verdade às pessoas, em todas as situações. E isso é fundamental para criar a confiança necessária para o sucesso de qualquer empreendimento.

4. Humildade

Ao contrário do que muitos pensam, a humildade dá sim bons resultados. Quanto mais contido estiver o ego, mais realista você se torna sobre os seus próprios problemas, e aprende a ouvir e admitir que não sabe as respostas para tudo.

Humildade não significa fraqueza ou insegurança. Ao contrário: significa autoconfiança e autoconsciência para reconhecer o valor dos outros sem se sentir ameaçado. Por isso, essa virtude é considerada uma das mais raras, de acordo com os especialistas em liderança.

Grandes líderes são fortes e decisivos, mas também humildes. Eles sabem que pode aprender com qualquer pessoa e a qualquer momento, uma vez que seu orgulho não atrapalha a coleta das informações necessárias para obter os melhores resultados para os seus projetos.

5. Pensamento Estratégico

Entre os pontos fortes de um líder está o pensamento estratégico, requisito indispensável para que esse líder consiga realizar planejamentos eficazes. Bons líderes têm a capacidade de antecipar tendências, bem antes de seus concorrentes. E fazem isso através de um planejamento estratégico cuidadoso.

Devido ao aumento da competitividade, apenas os líderes e organizações que trabalham com um planejamento estratégico podem antecipar como sobreviver nos mercados futuros.

6. Foco

Pessoas de sucesso mantêm um foco positivo na vida, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor. E com os líderes não é diferente. Manter o foco nas necessidades da empresa é essencial para conquistar os resultados almejados.

O foco também é uma das virtudes que todo líder deve ter. Afinal, permite que ele se concentre em seus próprios pontos fortes e também nos outros, podendo incentivar seus parceiros e colaboradores da melhor forma possível.

Lembrando, que essas características não nascem da noite para o dia. Elas são desenvolvidas e trabalhadas. Muitas vezes é necessário um desenvolvimento pessoal e individual para isso acontecer!

Por isso, invista no seu próprio desenvolvimento, procure trabalhar suas características positivas e negativas, se tornando assim um líder de sucesso!