Há muito tempo a posição de líder não é mais conquistada pelo temor, mas sim pela capacidade de engajar os liderados.

Para alcançar esse patamar é necessário estabelecer uma liderança assertiva, que consiste em criar vínculos com o seu time, estimulando todos a fazer o que é preciso para obter bons resultados, tanto para a empresa quanto para a equipe.

Ser um líder assertivo não significa estar certo ou errado. Basicamente, trata-se da maneira como você lida com os conflitos e defende as suas opiniões.

Na gestão de pessoas, a assertividade é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e inspirar quem está ao seu redor.

Quer implementar uma liderança assertiva enquanto gestor? Confira essas dicas:

Comunique-se com clareza

O uso de uma comunicação clara e objetiva possibilita que toda a sua equipe compreenda a mensagem passada e identifique quais são as prioridades do trabalho, conforme as estratégias da empresa.  Para ser um líder assertivo, você deve expressar as suas ideias e intenções de forma tranquila, clara, eficaz e respeitosa. Também é necessário ser honesto, verdadeiro e direto com os colaboradores. Assim, é possível delegar, orientar, corrigir e reconhecer de maneira efetiva e agregadora, deixando seu time mais seguro e confiante para realizar as atividades.

Trabalhe com feedbacks assertivos

O feedback é uma ferramenta indispensável para auxiliar um colaborador, ou o time inteiro, em um processo de desenvolvimento de competências desejadas ou de mudança de comportamento. Assim, estimula-se o bom desempenho individual e coletivo, e o alcance de resultados satisfatórios. Contudo, para dar e receber um feedback assertivo e construtivo, lembre-se de embasá-lo em dados e fatos observados pessoalmente, além de ser mais enfático nos aspectos comportamentais positivos, e apontar como a atividade pode ser realizada com maior eficácia na próxima vez.

Descentralize o poder

Se apenas o líder tiver o poder de dizer o que e como deve ser feito, ao longo do tempo os seus colaboradores podem ficar desmotivados. Isso porque a tendência é que não se sintam parte relevante dos processos da empresa e, como consequência, tenham uma significativa queda na produtividade. Portanto, para evitar essa situação, procure compartilhar as metas e os planos com o seu time, solicitando a participação e ajuda de todos para encontrar soluções em conjunto.

Foque na resolução de conflitos

Independentemente do porte ou área de atuação, toda a empresa lida com conflitos no seu cotidiano. O que faz a diferença é a forma como você decide enfrentá-los! Sendo assim, para uma liderança assertiva, promova um ambiente favorável para a colaboração de ideias, cocriação, sugestões e opiniões. Um bom líder vai sempre se posicionar de modo convincente, decidido e imparcial, sem prejudicar os relacionamentos com os colaboradores.

Tenha empatia

É imprescindível que você desenvolva a sua própria inteligência emocional para lidar bem com a pressão por resultados, conflitos no time, sentimentos e expectativas de todos os envolvidos e demandas que surgem de última hora. Quem tem autocontrole e sabe administrar as suas emoções consegue ser empático, ou seja, se colocar no lugar do outro em todas as circunstâncias.

Compartilhe os seus conhecimentos

Com medo de serem ultrapassados, muitos líderes deixam de compartilhar os seus conhecimentos e experiências, o que os impedem de descobrir novos talentos nos seus colaboradores e, consequentemente, de aproveitá-los em benefício da empresa. Cultive o hábito de compartilhar aquilo que você sabe e pode ajudar na realização das tarefas e na convivência da organização. Essa conduta agrega valor e contribui com o crescimento e evolução progressiva da equipe.

 

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