
Você sabe qual é o maior inimigo de um grande líder?
Você sabe qual é o maior inimigo de um grande líder?
Quando você está numa posição de liderança e influência, se sentir importante e apreciado é muito normal. Afinal, não é fácil e simples chegar nessa cadeira e não há oportunidades para todo mundo. O ponto crítico nisso é quando o "se sentir importante e apreciado" se torna algo excessivo a ponto de começar a interferir na performance do líder, na área que ele atua e na empresa. Quando essa necessidade de reconhecimento e apreciação é excessiva, se torna arrogância. Isso é uma coisa que percebo que acontece com muitos líderes! Por isso resolvi abordar esse assunto aqui pois, quando o líder deixa o ego, a arrogância, tomarem conta, o impacto na carreira dele é muito grande. Para alguns líderes, o impacto é no curto prazo. Para muitos, o impacto é no médio e longo prazo. Quanto mais o líder cresce e assume posições de maior influência e relevância na empresa, o risco dele se tornar uma pessoa arrogante e ter o ego mais inflado, é maior. Da mesma forma que o desafio de mudar isso ao longo do tempo também vai ficando maior.
Sabe por que isso acontece?
Se você é um líder, faça uma reflexão sobre isso:
Você já percebeu que muitas pessoas têm medo de falar o que pensam para o líder?
Já percebeu também que muitas pessoas dão risada de uma piada do chefe só porque ele é o chefe?
Têm pessoas também que fazem de tudo para agradar o chefe e sempre concordam com ele!
Eu poderia dar muitos e muitos exemplos aqui. O fato é que todas essas situações só ajudam a inflar mais e mais o ego do líder. Quanto mais o líder cresce e adquire uma posição de poder e influência maior, essas situações só tendem a aumentar.
Um grande risco nisso tudo é que, quando o líder vive dentro de uma bolha de arrogância, ele acaba afastando as pessoas. Os relacionamentos que ele tem ficam apenas na superficialidade e nas "aparências" - seja com a equipe, com pares, clientes, etc.!
Alguns grandes estudiosos da área da saúde e das ciências comportamentais chamam esse processo de "síndrome de húbris".
O líder se torna vítima da sua própria necessidade de grandeza
Uma visão distorcida das situações e do todo, faz com que o líder tome decisões prejudiciais para ele mesmo, para a própria carreira, sem perceber. Além de tomar decisões prejudiciais para as pessoas e a própria empresa.
Um outro aspecto de bastante impacto e que fica muito evidente nos líderes com essa característica de arrogância, é a forma de se comunicar. Normalmente, são pessoas mais duras, mais rudes, egoístas e que interrompem os outros pois tem muita dificuldade para ouvir.