Quando o assunto é influência sobre a equipe, gestores e líderes são os principais responsáveis pela alteração de comportamento dos colaboradores que formam o time. Tal influência tem total importância quando se fala em harmonia e integração entre equipes. Sendo assim, é fundamental que gestores e líderes saibam como usar sua influência de forma positiva.

A capacidade de influenciar colegas não vem acompanhada de um cargo, como algo automático, ela precisa ser construída. O poder de convencer e motivar as pessoas é algo muito dinâmico e pessoal. Por outro lado, há habilidades importantes que podem ser exercitadas e trabalhadas por líderes e gestores para que venham a ser influências positivas para seus colaboradores.

Influência não tem a ver com autoridade, mas sim, com o respeito e a admiração que você é capaz de despertar na equipe. É preciso descobrir: as pessoas respeitam ou temem você? O que vai responder a essa pergunta é a forma como você se comunica com os seus colaboradores. Lembre-se: comunicar-se também é escutar. Ficará mais fácil tornar-se assertivo conforme você aprende a dar atenção ao que é dito.

Diante disso, quais pontos são realmente essenciais para ser realmente eficiente neste objetivo e liderar e influenciar? Veja abaixo alguns pontos fundamentais:

  • Planejamento: esta atividade consiste em definir o que precisa ser feito para atingir o objetivo proposto. Ou seja, o líder precisa elaborar um plano de ação e decidir a melhor forma de colocar cada ação em prática.
  • Definição de tarefas: o líder tem a função de esclarecer quais tarefas devem ser desempenhadas por cada colaborador, e qual será sua importância dentro do processo como um todo. Além disso, deve fornecer todas as informações para que o funcionário execute bem suas tarefas.
  • Desempenho da equipe: o líder deve medir e acompanhar o desempenho de cada colaborador. Além disso, deve buscar formas de corrigir o que não está bom. Este ponto é essencial para verificar se o andamento das ações está saindo conforme o planejado. É preciso motivar, valorizar e, claro, também é preciso corrigir.
  • Motivação: a equipe irá atingir o objetivo proposto apenas se estiver motivada. Por isso, essa é uma função essencial do líder. Assim, é necessário conhecer seus colaboradores, suas necessidades e aspirações, e trabalhar de forma a suprir estas demandas.
  • Seja o exemplo: seus colaboradores irão se espelhar em você no dia a dia, tanto nas boas atitudes quanto nas ruins. Se você não confia no que vende e faz, como acha que o seu time irá se comportar? Trabalhe da forma como gostaria de ver sua equipe trabalhando e demonstre sua satisfação com cada etapa concluída no processo.

Ao contrário do que se pensava antigamente sobre como ser um bom líder, não é apenas uma questão de nascença. Algumas pessoas, de fato, têm características de liderança mais acentuadas, mas liderar requer um aprendizado e aperfeiçoamento constantes. O ideal é que um líder sempre esteja disposto a se desenvolver e, assim, consiga fazer com que as pessoas e a empresa cresçam.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e confira mais dicas para se tornar um profissional cada vez melhor.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria