Estar sempre atualizado é um diferencial que mantém empresas à frente de outros segmentos no mercado. Nos últimos anos, o número de instituições que têm investido nas Universidades Corporativas tem crescido no Brasil, devido às diversas vantagens desse tipo de iniciativa. 

Muitas empresas já sabem que investir em treinamentos é um grande aliado para manter o quadro de funcionários atualizados. Mas, vale lembrar que Treinamento & Desenvolvimento nas instituições geralmente são pontuais, com a finalidade de sanar alguma necessidade específica. Isso se difere da Universidade Corporativa, que é pautada pelas estratégias da organização e são continuadas.

A Universidade Corporativa traz diversas vantagens para o crescimento das empresas. Primeiro porque os cursos da Universidade Corporativa são todos alinhados à missão, visão e valores da organização, ou seja, há um estímulo à cultura organizacional.

Além disso, há um aumento na retenção de colaboradores que se veem reconhecidos onde estão, incentivo ao capital intelectual que se refletirá nas entregas e soluções eficazes, assim como uma maior aderência aos desafios e objetivos da empresa, com retorno muito mais rápido.

Dentre as principais vantagens da universidade corporativa, podemos citar:

1 – Auxilia na identificação e resolução de problemas na operação

O primeiro passo para implementação de treinamentos dentro de uma empresa é feito sempre pelo planejamento. Por sua vez, esse processo levanta todas as necessidades da operação e, com isso, os principais problemas que os colaboradores enfrentam no cotidiano. Nesse sentido, a elaboração da universidade corporativa é focada na identificação e resolução dessas dificuldades, maximizando a qualificação do time e a atualização em relação às tendências.

2 – Promove vantagem competitivas

Outro ganho positivo conquistado com a implementação da universidade corporativa que é impossível não citar é a vantagem competitiva. Ao preparar a equipe, sua organização não garante apenas melhorias internas, mas também acirra o relacionamento com os clientes já existentes e conquista a confiança de potenciais parceiros para os negócios.

3 – Reduz a taxa de turnover

A taxa de turnover consiste na rotatividade de funcionários do seu negócio, ou seja, quantos colaboradores possuem contratos firmados ou rescindidos em um determinado espaço de tempo. Muitas empresas possuem dificuldades em controlar esse número e, por isso, acabam sofrendo as consequências de um alto turnover, como: prejuízo com rescisão, investimento exacerbado em treinamentos de novos funcionários e falta de mão de obra qualificada. A implementação de treinamentos resolve esse desafio, isso porque maximiza a retenção de talentos e o entrosamento de toda a equipe, evitando outros motivos comuns para a alta rotatividade de funcionários.

4 – Potencializa a comunicação interna

Outra característica vantajosa da universidade corporativa é a melhoria na comunicação interna da empresa. De modo geral, para que a implementação de novos cursos e treinamentos seja efetiva, a organização precisa maximizar a interação e, por consequência, implementar estratégias de comunicação. Com isso, todos os fluxos operacionais ficam mais claros e, inclusive, é possível abrir um canal de interação direto para envio de dúvidas, sugestões ou ideias que os colaboradores tenham.

5 – Melhora a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos

Lembra-se que falamos a respeito dos ganhos em relação ao relacionamento com o cliente e efetividade do time? Pois bem, muito se deve ao fato de que os serviços e produtos oferecidos pela instituição são melhorados por meio de uma mão de obra qualificada. Desse modo, pode-se também identificar novos mercados de atuação e oportunidades de negócios, potencializando a expansão da sua empresa.

6 – Aumenta a produtividade do time

Por fim, tudo isso que citamos anteriormente tem um resultado bastante vantajoso: melhorias na produtividade da equipe e, consequentemente, redução de custos operacionais.

 

Diante de todos esses benefícios fica claro a importância de investir na Universidade Corporativa. Se você tem interesse nesse tipo de capacitação ou ainda tem dúvidas, converse com a gente. Podemos te mostrar como usar essa estratégia para ter mais sucesso no seu negócio!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria

E-mail: janay@janayconsultoria.com.br