Desenvolvimento de competências significa adquirir o conhecimento e dominar as habilidades necessárias para desempenhar o seu papel – seja para sua função atual ou para um cargo que ele espera ocupar no futuro. Durante muito tempo, sustentou-se que o colaborador gerenciava as suas habilidades impulsionado pela motivação intrínseca. No entanto, fatores extrínsecos, como as pressões da vida cotidiana e a falta de clareza em relação às mudanças organizacionais, mostraram que isso não é verdade. Para desenvolver competências e habilidades é essencial que, em primeiro lugar, você tenha o mindset de melhoria contínua. Afinal, criar e desenvolver competências e habilidades também significa errar e aprender com os erros. O segundo passo é ter uma meta clara e saber exatamente o que e onde você quer chegar, pois só assim saberá onde é necessário melhorar. O passo seguinte é sempre estar disposto a aprender com o outro e ouvir. E, além de ouvir os outros, é importante ouvir a si mesmo, já que o autoconhecimento também é uma habilidade. Por fim, participar de treinamentos e especializações é uma excelente forma de desenvolver competências e habilidades.