É cada vez mais comum a realização de recrutamentos à distância, Já faz algum tempo que o setor de Recursos Humanos deixou de ser um mero executor de recrutamento e seleção. O Recursos Humanos do Futuro já é presente. Agora ele vem sendo muito mais estratégico. O RH sempre foi uma área em que as responsabilidades burocráticas predominavam. Só o esforço em manter as documentações de funcionários organizadas, por exemplo, já era suficiente para que gestores e analistas se concentrassem na operação. O futuro do Recursos Humanos reserva possibilidades muito mais estratégicas. Afinal, conhecimentos, habilidades e atitudes nunca exerceram um papel tão determinante nas organizações como nos dias atuais. Como um setor extremamente dinâmico, o RH já aplica tendências na construção de novas práticas enquanto avança para o futuro. Elas estão relacionadas à tecnologia, Inteligência Artificial, Automatização e Business Inteligence. Os sistemas que funcionam por meio da Inteligência Artificial avaliam dados e reconhecem padrões para ajudar nas tomadas de decisão. No setor de RH, a Inteligência Artificial engloba insights a respeito de métricas da força de trabalho, reúne informações relevantes, fornece soluções em tempo real e melhora a experiência dos funcionários com recursos ágeis e atualizados.
Algumas tendências do Rh:
Natural Language Processing (NLP) é uma das principais tendências do futuro do RH. É uma prática que está cada vez mais perto de se assemelhar à interação humana. É capaz de diferenciar reações, identificar emoções e estabelecer comunicação para responder a perguntas básicas, fornecendo soluções em tempo ágil.
People Analytics (PA) São apenas informações que os responsáveis têm em seu poder, mas quando avaliadas para um propósito, viram conhecimento. As empresas que utilizam o People Analytics detêm soluções para todos os seus desafios.
Capacitação da alta liderança A forma como a alta liderança atua nas empresas afeta todos os colaboradores em alguma escala. Muitas empresas já investiam em treinamentos voltados para a liderança, mas não tinham esta prática como foco no planejamento de gestão de pessoas.