Hoje, dia 27 de junho é comemorado o dia internacional da pequena, média e microempresa, data para celebrar a importância das pequenas empresas para a economia global, no Brasil, segundo o Ministério de Economia, juntas as micros e pequenas empresas representam cerca de 99% dos negócios brasileiros, além de deter 30% do PIB nacional.

Instituída em 2017, pela ONU a data se une a outras datas importantes com que tem o intuito de lembrar a relevância das MPME’s no Brasil.

Abaixo separamos 3 curiosidades de como as pequenas empresas são importantes para toda a economia.

1 Geração de empregos

As micros e pequenas empresas (MPMEs) são as responsáveis por grande parte dos empregos formais gerados no país. Nos quatro primeiros meses do ano, sete em cada dez vagas foram criadas por elas, algo em torno dos 76% do total, de acordo com o levantamento do Sebrae, com base nos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. Apenas em abril, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de cerca de 84% das vagas formais, num total de 166.800 vagas.

2 Sucesso no e-commerce

Uma saída na pandemia para as pequenas e médias empresa, acabou sendo o cenário digital. Como resultado, de acordo com o levantamento do startup Nuvemshop que ajuda as lojinhas a migrarem para o digital – essas empresas tiveram um desempenho histórico no e-commerce em 2021, movimentando cerca de 2,3 bilhões de reais em vendas digitais somente no último ano, uma alta de 77% comparado a 2020. Os números de produtos comercializados por PMEs cresceu cerca de 59%, para 44,5 milhões de itens somente no último ano.

3 Quem comanda as micro e pequenas empresas no Brasil?

No Brasil conta com cerca de 43 milhões empreendedores, ainda de acordo com o Sebrae, o perfil destes empreendedores em sua maioria são líderes já estabelecidos a pelo menos 3,5 anos de existência. Estes pequenos executivos experientes são cerca de 9,9% de toda a população brasileira, chegando há 14 milhões de pessoas.