Comunicação nas empresas: como lidar com conversas difíceis Comunicação nas empresas é qualquer conversa (verbal ou não) que acontece dentro do ambiente corporativo. Para uma boa comunicação nas empresas, é preciso seguir algumas boas práticas essenciais. A comunicação nas empresas se tornou uma discussão frequente. E isso acontece porque ainda existem muitas dúvidas sobre como uma boa comunicação deve acontecer no meio empresarial. E sendo uma habilidade indispensável para qualquer profissional, a comunicação empresarial tornou-se um pilar da eficiência e trabalho em equipe. Mas o que poucos sabem é que não existe uma cartilha da comunicação nas empresas. Na verdade, o que devemos focar é no incentivo à comunicação não violenta, amigável, resolutiva e empática. E isso deve ser feito fora e dentro do ambiente corporativo. O que é comunicação nas empresas? Toda conversa em um ambiente corporativo faz parte da comunicação nas empresas. Essa comunicação pode ser verbal ou não verbal, pode acontecer durante uma reunião formal de apresentação de resultados ou até mesmo em um bate-papo tomando um café na copa. Mas dentro desses diversos cenários onde a comunicação se faz presente nas empresas, um em específico merece destaque: as conversas difíceis. O que dificulta a comunicação nas empresas? Conversas difíceis não são de exclusividade das empresas, mas por ser um ambiente muitas vezes focado em alta produtividade, resultados e desempenho, esse tipo de conversa torna-se comum. E existem algumas características de conversas difíceis, entre elas: Tema: conversas de avaliação de desempenho tendem a ser difíceis; Tempo: um problema que foi arrastado por semanas e gerou conflitos e ruídos; Falta de propósito: uma conversa sem um objetivo específico pode se tornar um problema; Falta de receptividade: quando uma das partes não está aberta a ouvir e absorver as informações da conversa; Apatia: quando um dos lados não se importa em como está passando a mensagem. Imagine que durante uma conversa com sua liderança, ela deixa claro que, apesar do seu bom trabalho, você não irá receber aquele aumento de salário tão almejado. Ou que mais uma vez aquele projeto importante foi adiado por falta de planejamento e suas entregas foram comprometidas. Esses cenários que afloram sentimentos complexos e dolorosos, são os que mais exigem de uma boa comunicação empresarial. Nesse sentido, é importante estar atento ao modo como nos comunicamos e conhecer as melhores práticas de comunicação não violenta, empática e resolutiva. A melhor maneira de lidar com conversas difíceis segundo especialistas Em uma entrevista para a Harvard Business Review, Holly Weeks, autora do livro Failure to Communicate (Falha na Comunicação) e Jean-Francois Manzoni, professor de RH e desenvolvimento organizacional deram dicas de como construir uma comunicação assertiva e saudável nas empresas. Segundo Holly, todos nós já passamos por uma experiência ruim com esse tipo de comunicação. E para ela, uma comunicação deve começar sendo “simples, clara, direta e neutra”. Para conversas difíceis, é interessante desenhar um plano de como guiar o diálogo. É pouco provável que você siga o plano completo, por isso seja flexível e adaptável. Antes de mais nada é importante entender o problema e sua origem (e o que a outra pessoa acredita que é o problema). Às vezes uma comunicação ruim é resultado de duas percepções diferentes. Por isso é importante que todos na conversa estejam na mesma página. Outra sugestão de Holly é não refletir suas emoções e transformar a conversa sobre você. “Não diga coisas como ‘Me sinto tão mal por dizer isso’ ou ‘Isso é difícil para mim também!’. Não faça papel de vítima”.