Seja bem-vindo a Janay Consultoria!

Blog

Dia da pequena, média e micro empresa

Data para celebrar a importância das empresas de pequeno porte para a economia global.

Hoje, dia 27 de junho é comemorado o dia internacional da pequena, média e microempresa, data para celebrar a importância das pequenas empresas para a economia global, no Brasil, segundo o Ministério de Economia, juntas as micros e pequenas empresas representam cerca de 99% dos negócios brasileiros, além de deter 30% do PIB nacional.

Read More
Ler mais

Porque a incerteza estrutural é diferente

Podemos administrar uma incerteza operacional com as ferramentas existentes. Mas uma incerteza surge do meio externo. É um elemento fora do nosso controle, capaz de destruir nosso negócio se não o detectarmos a tempo e não criarmos nosso espaço no ambiente que se forma.

Uma incerteza estrutural nem sempre aparece de repente. De modo geral, os primeiros sinais de incerteza passam despercebidos.

Read More
Ler mais

Os Princípios básicos para liderar em tempos de incerteza

Para sua empresa prosperar em meio a incerteza estrutural, será necessário um novo tipo de liderança – diferente daquele para o qual você foi treinado -, o que requer uma mentalidade totalmente distinta e a capacidade de prever o futuro e partir para o ataque.

A vantagem agora é de quem cria mudanças, não apenas de quem aprende a conviver com elas. Em vez de esperar e reagir, esse tipo de líder imerge nas ambiguidades do meio externo, avalia tudo antes de as coisas se assentarem, define um caminho e conduz sua organização nessa direção. Depois de conceber uma nova necessidade ou redefinir uma necessidade existente (via de regra, com um modelo de negócio em mente), o líder determina a imagem da nova empresa e direciona a organização, junto com seus parceiros externos, para o ataque. Por mais que tenha nos ajudado, nossa experiência pregressa não garante o sucesso neste novo mundo. A maioria dos líderes bem-sucedidos recebe feedback e reconhecimento por características como capacidade de comunicação, motivação, visão, decisão e, acima de tudo, a capacidade de entregar os resultados desejados em Wall Street. A maior parte das avaliações 360° que as empresas utilizam baseia-se nesses atributos. Ainda estou para ver uma avaliação que inclua as qualidades essenciais para transpor os principais obstáculos da liderança na nossa época: capacidade de perceber ad fontes de incertezas antes que os outros; tirar proveito da incerteza para definir uma estratégia de ataque; e preparar a organização para mudanças repentinas no meio.

Read More
Ler mais
Carregando...