Como diminuir os problemas de comunicação nas empresas e garantir uma relação mais direta entre os colaboradores Problemas de comunicação nas empresas são uma queixa frequente no ambiente empresarial, uma vez que podem impactar negativamente a produtividade, a harmonia e a colaboração entre os funcionários. Essa situação é enfrentada por negócios de todos os tamanhos e setores e precisa ser tratada com estratégia e inteligência. Melhorar a comunicação deve ser uma prioridade organizacional. Nesse sentido, segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Brosix, 97% dos trabalhadores participantes afirmam que a comunicação afeta sua eficiência diária no trabalho. O que são os problemas de comunicação nas empresas? Problemas de comunicação nas empresas se referem a falhas no processo de troca de informações entre funcionários, departamentos ou lideranças, podendo ocasionar prejuízos para o negócio. Para entender melhor o que são esses problemas, é importante conhecer o conceito de comunicação. Roman Jakobson, importante linguista russo, explica que os elementos da comunicação incluem o emissor (quem emite a mensagem), o receptor (quem a recebe), a mensagem (o conteúdo transmitido), o código (os signos utilizados), o canal de comunicação (meio de transmissão) e o contexto (a situação envolvendo emissor e receptor). Assim, quando acontece um erro entre esses elementos, surge um problema de comunicação. Por exemplo, um gestor solicita a um de seus liderados a entrega de um relatório até o fim do dia, mas não explica o formato do documento que ele gostaria de receber. No fim do dia, recebe um arquivo em PDF e se frustra, pois esperava um arquivo em Excel. Dessa forma, houve uma falha de comunicação do emissor, resultando em retrabalho. Quais as causas dos problemas de comunicação nas empresas? roblemas de comunicação podem causar desconfortos, incômodos e até mesmo atrapalhar o convívio entre os colaboradores. Existem alguns motivadores que fazem com que esses problemas surjam. A seguir, entenda com mais detalhes como acontecem! Diálogo inconsistente Um diálogo inconsistente ocorre quando as informações trocadas entre emissor e receptor são vagas, ambíguas ou contraditórias. Esse fato pode desencadear mal-entendidos, falta de clareza e tomada de decisões erradas, afetando negativamente a eficiência e a produtividade no ambiente de trabalho. Má gestão do tempo A má gestão de tempo pode ocasionar sérios problemas de comunicação em uma empresa. Quando os funcionários não possuem tempo suficiente para se comunicar, isso pode resultar em conflitos, erros e atrasos. Além disso, como consequência da má gestão de tempo, quando os colaboradores estão sobrecarregados, podem não ter tempo para se comunicar bem com seus colegas de trabalho, o que pode levar a desentendimentos no ambiente empresarial. Ausência de canais de comunicação adequados Uma empresa com comunicação eficiente investe em canais adequados para a realização da troca de informações. Com essa delimitação das formas de se comunicar, fica mais fácil centralizar as informações em um local só. O uso de perfis pessoais para tratar de informações profissionais nas redes sociais, ou o repasse de uma informação exclusivamente via oral, sem nenhuma anotação, são exemplos de formas inadequadas e informais de se comunicar em uma empresa. Quais as consequências dos problemas de comunicação nas empresas? Uma empresa com problemas de comunicação está sujeita a passar por muitos problemas, que podem ir além de situações internas, prejudicando-a também fora do ambiente de trabalho. Nos Estados Unidos, um estudo feito pela Economist Intelligente Unit com 403 executivos possibilitou entender algumas das consequências dos problemas de comunicação. Na pesquisa, 44% dos entrevistados relataram que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na finalização de projetos, e 18% disseram acreditar que esses problemas causaram redução de vendas. Os participantes do estudo também relataram que os problemas de comunicação aumentam o estresse e o desanimo no trabalho, o que pode contribuir para o aumento das taxas de turnover. Além dos problemas mencionados, vale destacar outras consequências, como: Decisões ruins devido à falta de informações claras; Baixo desempenho por falta de feedback; Acúmulo de informações; Pouca motivação e engajamento dos funcionários; Conflitos entre membros da equipe; Mal-entendidos entre os colaboradores; Desgaste do clima organizacional; Desmotivação da equipe; Dificuldade em transmitir ideias e inovações; Falta de alinhamento com os objetivos da empresa; Atrasos na conclusão de tarefas e projetos.