Muito mais do que apenas uma marca, a cultura organizacional é uma impressão digital. Na maioria dos casos, ela pode ser similar à de outras companhias, porém, sempre existe um diferencial que a torna única.

Esse diferencial é o que vai distinguir a sua empresa dos seus concorrentes e esse papel é crucial para o reconhecimento externo de qualquer empresa.

A cultura organizacional reúne um sistema de valores compartilhados que orientam as ações de toda a equipe. E aí surge a questão: como implementar uma cultura organizacional?

É de máxima importância saber disso porque caso a cultura não esteja bem estabelecida, é a produtividade e o ambiente de trabalho que sairão prejudicados. Consequentemente, afetando negativamente os resultados da sua empresa.

Quer descobrir de uma vez como alinhar os colaboradores à rotina e aos objetivos da empresa? Separamos 7 etapas de como implementar cultura organizacional de maneira satisfatória.

1. Crie um significado

Quais os valores que você deseja que sejam passados para os seus clientes? Como você quer que a sua empresa seja vista internamente e externamente? Quais palavras você gostaria que fossem usadas para descrever essa companhia?

Tendo as respostas para essas perguntas, você estará pronto para começar a investir nas bases de uma cultura corporativa. Para que você e sua empresa tenham sucesso com isso, é super importante ter tudo isso muito bem alinhado e concreto, de forma que não haja nenhum tipo de dúvida nos próximos passos que vocês forem dar.

2. Construa um pilar

Como toda construção precisa de uma base inicial, com a cultura isso não é diferente. A base da cultura que você quer construir vão ser os valores e características que você acredita que correspondem com a sua empresa juntamente com os primeiros investimentos feitos para isso.

Com isso definido, agora é o momento de investir na propagação desses valores e da marca. Fortaleça a presença da sua logomarca dentro da empresa, dissemine frases características e faça questão que elas estejam dispostas em lugares em que todos podem ler, invista em imagens e exemplos que descrevem o comportamento do seu negócio.

3. Não tente incluir todo mundo

Na tentativa de fazer com que todos os funcionários estejam incluídos na cultura que está sendo desenvolvida, a empresa pode acabar perdendo o foco ou até mesmo criando um ambiente desconfortável para grande parte dos colaboradores.

Quando criar a cultura para o seu negócio, continue com ela. Manter essa cultura é importante para que a identidade da empresa tenha mais força no mercado. Ao longo do tempo os talentos que se identificarem com ela irão aparecer e tudo vai se moldar de acordo com o que está sendo construído.

4. Deixe a sua liderança dizer o caminho

É muito provável que na sua liderança é que estejam os funcionários que mais tem características em comum com toda a cultura da sua empresa, afinal, essas pessoas estão na liderança por uma razão, certo?

Se você tem uma liderança assim, é imprescindível que você valorize as opiniões deles, escute o que eles têm a dizer e mais ainda, peça ajuda para eles durante todo o processo de criação e implantação da ideia que você está querendo passar através da sua empresa.

5. Seja um exemplo

Ser um verdadeiro líder implica em ser um bom exemplo para a equipe. E por que não começar compartilhando e desenvolvendo a cultura organizacional? A imagem de diretores e gestores é extremamente importante e por isso deve ser bem cuidada.

Nada de “faça o que eu digo, não o que eu faço” no cenário empresarial. Envolver a liderança de cada setor nesse processo de multiplicação da cultura organizacional é fundamental.

6. Contrate de acordo com a cultura

Com o rápido crescimento e a pressa para solucionar um problema, muitas vezes pessoas são contratadas sem se pensar na cultura ou na identificação desse candidato com a empresa.

Geralmente um currículo impecável se torna o único fator determinante no momento da contratação e isso, a longo prazo, pode se tornar um erro difícil de resolver.

Para que a rotatividade da sua empresa não cresça com a implantação de uma cultura corporativa, é importante sempre procurar pessoas que estejam de acordo com toda a dinâmica e os costumes da organização.

7. Certifique-se dos resultados

Por fim, só restará um jeito para descobrir se você soube como implementar cultura organizacional. Deve certificar-se dos resultados prometidos por essa cultura.

O que envolve a satisfação e o maior engajamento dos colaboradores, o aumento na produtividade e a retenção de talentos.

 

Gostou da leitura? Sua empresa já possui uma cultura organizacional forte e satisfatória? Se ainda não, converse com a gente. Podemos te ajudar a desenvolve-la para conseguir maior produtividade e sucesso em seu negócio.

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