Os colaboradores de uma empresa contribuem para a formação da sua identidade. Suas habilidades, conhecimentos e atitudes, em conjunto, dão origem às competências da organização.

Ideais, propósitos e valores originados a partir dessa junção formam as chamadas competências organizacionais. É importante dizer que são essas competências que dão origem ao diferencial competitivo da organização no mercado. Cada organização valorizará competências diferentes, geralmente aquelas que tiverem mais importância para o negócio.

As competências se estruturam em três eixos:

  1. Conhecimento: conjunto de saberes teóricos, advindos da educação formal ou não-formal.
  2. Habilidade: capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido.
  3. Atitude: conjunto de comportamentos (emoções, valores, sentimentos) de cada um.

Nem sempre os colaboradores chegam às organizações com todas as competências necessárias para desempenhar sua função. Por isso, muitas vezes as empresas precisam criar mecanismos para treinar, capacitar e desenvolver nesses colaboradores as competências que eles precisam no dia a dia.

Tipos de Competências:

Competências Organizacionais

Competências Organizacionais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam uma organização única no mercado. Elas impactam diretamente no desempenho da empresa, pois fazem parte do diferencial competitivo do negócio.

As competências organizacionais se dividem em competências básicas e competências essenciais:

Competências Básicas: capacidades indispensáveis para uma empresa se manter ativa.

Competências Essenciais: capacidades que contribuem para criar uma vantagem competitiva para a empresa.

Competências Técnicas

Competências Técnicas são todos os conhecimentos e habilidades adquiridos por um colaborador através da educação formal e informal, como treinamentos, cursos profissionalizantes, experiências, oficinas, palestras etc.

Elas são atribuições básicas para que o colaborador consiga exercer sua função com sucesso.

Existem basicamente cinco grupos de competências técnicas: formação acadêmica, cursos, idiomas, habilidades em programas de computadores e conhecimentos gerais.

Esses grupos podem se manifestar em diferentes níveis de conhecimento: elementar, básico, fundamental, sólido e profundo.

Entre as competências técnicas mais procuradas no mercado de trabalho estão: habilidade com informática e tecnologia, conhecimentos em marketing digital e análise de dados, espírito empreendedor e habilidade de negociação.

Falando especificamente da habilidade de negociação é importante dizer que se trata de uma competência tanto técnica quanto gerencial.

As competências gerenciais são aquelas necessárias aos gestores das áreas, que ocupam o posto de líder dentro das empresas. Estão, portanto, inclusas dentro das competências técnicas.

Competências Comportamentais

Competências Comportamentais são as atitudes e comportamentos dos colaboradores, que os motivam a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo assim para a realização do trabalho.

Entre essas competências estão: liderança, trabalho em equipe, motivação, equilíbrio emocional, criatividade, adaptabilidade, comunicação, negociação, empatia, aprendizado contínuo, ética e prudência.

Benefícios da Gestão Por Competências

  • Ambiente mais colaborativo: o incentivo ao desenvolvimento intelectual dado pela gestão por competências faz com que os colaboradores passem a trocar conhecimentos entre si e a ter uma atitude mais solidária com os colegas.
  • Incentivo profissional: a gestão por competências possibilita que os colaboradores se desenvolvam dentro da própria organização, sem necessidade de buscar um curso fora da empresa.
  • Valorização dos colaboradores: através do estímulo ao desenvolvimento, os colaboradores passam a entender a importância que possuem dentro da empresa e a se sentirem mais valorizados.
  • Redução de turnover: quando os colaboradores possuem as competências necessárias para realizarem o seu trabalho corretamente é natural que eles sejam reconhecidos por isso, aumentando as chances de permanência dentro da organização.
  • Aumento da produtividade: a gestão por competências facilita a execução de atividades, assim, os colaboradores passam a fazer mais em menos tempo, aumentando a produtividade.
  • Superação de metas: a gestão por competências impacta diretamente no atingimento dos objetivos estratégicos da organização, pois auxilia os colaboradores a fazerem seu trabalho da melhor forma possível.

 

Obviamente esse é um assunto muito amplo que aborda muitos níveis de gestão. Mas, por mais complicado que possa parecer, é possível aplicar o desenvolvimento de competências dentro do ambiente de trabalho. Fazendo isso a empresa notará maior assertividade e produtividade em seus processos. Quer saber o que é necessário para começar a desenvolver competências e habilidades em sua organização? Converse com a gente. Podemos te mostrar na pratica!

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