O desenvolvimento de competências se tornou um pilar estratégico na organização. Os gestores perceberam que, para preparar os seus colaboradores para as suas posições presentes e futuras, é muito importante investir em soluções de aprendizagem de alto impacto.

A equipe também percebe três benefícios relevantes em se desenvolver:

1) Aprimoramento de suas habilidades

2) Adaptação mais eficaz em diversas situações

3) Solução de problemas com mais rapidez

A criação de um treinamento voltado para o desenvolvimento de competências é muito importante para as organizações, pois valoriza o seu ativo, mas também é essencial para o colaborador, que se envolve mais com a empresa, investindo tempo no cumprimento do programa.

O investimento no desenvolvimento de competências dos colaboradores é extremamente valioso, mas também precisa ser feito de forma assertiva.

Por isso, surgem as perguntas: como desenvolver competências e habilidades de forma correta? Quais programas de treinamento são necessários para o desenvolvimento de competências?

Como desenvolver competências e habilidades?

Para desenvolver competências e habilidades é essencial que, em primeiro lugar, você tenha o mindset de melhoria contínua. Afinal, criar e desenvolver competências e habilidades também significa errar e aprender com os erros.

O segundo passo é ter uma meta clara e saber exatamente o que e onde você quer chegar, pois só assim saberá onde é necessário melhorar.

O passo seguinte é sempre estar disposto a aprender com o outro e ouvir. E, além de ouvir os outros, é importante ouvir a si mesmo, já que o autoconhecimento também é uma habilidade.

Por fim, participar de treinamentos e especializações é uma excelente forma de desenvolver competências e habilidades.

Programas de treinamento para o desenvolvimento de competências

Durante anos, os programas de desenvolvimento de competências incluíam: onboarding, treinamento para liderança, módulos obrigatórios e treinamento sobre conhecimentos técnicos ou específicos.

Por isso, não surpreende que as taxas de cobertura da oferta de treinamento tenham sido, durante muito tempo, o principal indicador de desempenho para a nossa área, como mostram os volumosos catálogos de treinamento oferecidos pelas empresas.

Para ser realmente eficaz hoje, no entanto, essa abordagem inicial ao treinamento deve reforçar três de seus principais recursos:

1) Personalização

O treinamento precisa se adaptar aos atributos de seus usuários, seja em termos de nível de conhecimento inicial, disponibilidade, mobilidade ou estilo de aprendizagem. Uma análise preliminar dos perfis de nossos alunos, combinada com uma abordagem blended mais modular, nos permitirá enfrentar esse desafio que requer agilidade e adaptabilidade.

2) Abrangência

O treinamento “de verdade” começa após o término do programa de treinamento. Quando os colaboradores saem em campo, fora de suas zonas de conforto, eles transformam seu treinamento em resultados concretos. Isso significa que os programas devem abordar todo o ciclo de desenvolvimento, desde a aquisição de conhecimento até o apoio na aplicação de novas habilidades.

3) Medição

Antigamente, se afirmava que “o treinamento não pode causar nenhum dano”, mas agora a situação é mais difícil: os benefícios devem ser demonstrados com números concretos. Medir a satisfação do aluno não é mais suficiente: avaliar a retenção duradoura de conhecimento, observar mudanças nos métodos de trabalho e avaliar a contribuição do treinamento para o desempenho operacional são agora fatores essenciais.

 

Com certeza é um caminho trabalhoso adaptar isso dentro de uma organização. Mas tenha certeza que valerá muito o esforço e será extremamente satisfatório ver os resultados positivos. Caso você tenha interesse nesse tipo de treinamento e desenvolvimento para sua empresa, converse com a gente! Podemos te mostrar como usar essa estratégia para ter maior produtividade e sucesso no seu negócio!

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