O ano já começou e junto com ele vieram as contas. Aliás vai e vem ano e elas nunca acabam. Essa realidade é mais dura para o micro e pequeno empreendedor no Brasil. E o que mostra isso é a 12° edição da pesquisa O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, durante o segundo semestre de 2021, que aponta que no último ano, 65% das empresas estão endividadas e 31% inadimplentes.

Levantamento que aponta que manter as finanças em dia não é tão fácil quanto parece. Além de ter que dar conta do pagamento de folhas de pagamento, impostos, princípios como combustível, mercadorias, aluguel e energia mais caros impactam em 90% dos negócios, conforme levantou a pesquisa.

Num momento em que se é necessário retomar o crescimento economizar passa a ser uma regra.

Para dar uma mãozinha, separamos 4 dicas que te ajudaram a repensar seu modelo de negócio e atravessar o ano com um pouco mais de tranquilidade e terminar com dinheiro no bolso.

1.Economize nos insumos

Ter uma conta de energia mais barata é o sonho de muita gente, entretanto este último ano, em que o país atravessa uma crise energética nunca antes vista e sentida pelos brasileiros. Autorizada pela Anatel desde 2012, e sancionada atualmente, há uma modalidade para ajudar a reduzir os custos de energia. A lei estabelece que o marco regulatório da Geração Distribuída autoriza que todo consumidor possa ser também um produtor de energia, os painéis solares estão aí como prova. Porém devemos levar em consideração que existem também alternativas que não exigem tanto investimento quanto os painéis que leva até dois anos para apresentar resultados de economia de energia.

2.Aposte na tecnologia

Mesmo para quem ainda não gosta de usar softwares nas esferas mais simples da vida de uma empresa, precisará lidar com eles de qualquer maneira. O uso de softwares que envolvam todas as áreas, como nos processos de vendas, financeiros e gestão de equipes, entre outras pode ser uma forma de obter economia. Justamente porque eles geram avaliações precisas e que auxiliam na otimização de processos e elimina retrabalhos, além de ajudarem a aumentar a produtividade e também de identificar modos de economizar, atualmente diversas ferramentas de gestão oferecem módulos gratuitos.

3.Home Office

A pandemia nos trouxe uma nova maneira de empregar, e muitas empresas viram que a produtividade não está relacionada ao espaço físico em que seus colaboradores estão. Uma vez que o registro de trabalho em casa, é possível economizar o valor de aluguel, internet e de muitos outros gastos que manter um espaço físico apresentam. E com isso é possível dar uma assistência maior ao seu funcionário, é possível montar um regime híbrido em que reuniões presenciais ou alternando equipes presenciais e remotas. Para que assim haja outras maneiras de economizar na hora de pensar em uma sala ou um escritório compartilhado para os momentos de necessidade.

4.Atendimento ao Cliente

Já neste ponto aqui a dica é não economizar, uma vez que até para oferecer um bom atendimento será necessário fazer investimento financeiro. O atendimento ao cliente é o departamento do seu negócio que de modo algum deve sofrer por qualquer que seja a crise que o mercado esteja passando. Pois afinal das contas são os clientes que contribuem para que o seu negócio continue e é para eles que as empresas existem. Por isso é necessário que este ponto esteja sobre atenção diariamente.