Durante crises como essa, é inevitável a responsabilidade de tomar decisões críticas, mesmo que o contexto de incertezas torne esse processo ainda mais difícil. Circunstâncias excepcionais, como as do COVID-19, exigem uma mistura de coragem, clareza e humildade. Os maiores inimigos de uma boa tomada de decisão em tempos de crise não são a incerteza nem a ambiguidade; são, antes, excesso de confiança, procrastinação e dados incompletos ou tendenciosos.

 

Isso acaba por gerar pânico e mais estresse desnecessário a nossa volta. Por isso, para tomar decisões com responsabilidade é necessário, também, saber qual visão as pessoas estão tendo ao nosso redor e quais são seus maiores medos.

 

É fundamental procurar entender quais são suas incertezas. Cautela é importante ao estabelecer comparações, analogias ou retóricas. Elas podem gerar um efeito não desejável de fixação e aprisionamento. E o que queremos agora é construir uma saída juntos, para esta longa jornada.

 

Pensando nisso deixamos algumas perguntas em nossas redes sociais. Responda e compartilhe com a gente sua opinião por lá!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria